O que evitar?

[shortmenu menu=”menu02″ id=”menu02″ enhance=”true” submenu_transparency=”0.8″ arrow=”true” is_responsive=”true” ]

Achtung StopÉ muito difícil dizer o que deve ser evitado por um paciente de urticária, pois existem muitos tipos de urticária e cada pessoa tem uma doença com características próprias que não são comuns a todos.

Existe mundialmente um consenso de substâncias ou situações que podem piorar um quadro de urticária, aumentando a coceira e a vermelhidão. Ou, ainda, substâncias que podem causar quadros mais graves.

O aumento da temperatura corporal pode piorar os sintomas da urticária. Uma dica é evitar as situações que levem a isso, como estresse, calor e bebidas alcoólicas.

  • Existem ainda substâncias que podem causar um quadro mais grave:
    • Corante amarelo tartrazina (FD&C yellow 5) – é um corante artificial amarelo encontrado na fabricação de alimentos industrializados e em alguns medicamentos. Usado para fazer a cor amarela, laranja, verde e vermelha. Pode causar urticária em pessoas suscetíveis, dependendo da quantidade ingerida.
    • Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais – podem agravar ou causar quadros graves de urticária e angioedema em pessoas suscetíveis geneticamente. Alguns exemplos desses medicamentos: ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, fenilbutazona, indometacina, diclofenaco, naproxeno, cetoprofeno, piroxicam, nimesulida, entre outros.
16