Perguntas e Respostas

[shortmenu menu=”menu02″ id=”menu02″ enhance=”true” submenu_transparency=”0.8″ arrow=”true” is_responsive=”true” ]

Sprechblasen an Hand als Symbol für Kommunikation

Vou ter urticária a vida toda?
A urticária aguda é uma doença autolimitada que dura no máximo 6 semanas. A urticária crônica, como diz o nome, é uma doença crônica, que não tem cura, mas tem controle medicamentoso. Além disso, 50% das urticárias crônicas resolvem-se espontaneamente em 6 meses – isto é, mesmo sem tratamento, 50% das urticárias crônicas desaparecem em 6 meses.

Urticária é grave?
Algumas vezes é uma doença grave, sim.
As formas agudas alérgicas por alimentos (por exemplo: frutos do mar, amendoim e castanhas), medicamentos e látex podem levar a quadros graves de urticária pelo inchaço das vias aéreas superiores (glote, laringe), levando a uma dificuldade respiratória e risco de morte.

Existe ainda a anafilaxia (veja: http://urticaria.org.br/informacoes-uteis/anafilaxia/), quadro que acomete vários órgãos, na maioria das vezes cursa com urticária e é muito grave.

As formas crônicas de urticária raramente apresentam gravidade envolvendo risco de morte, porém impactam de forma muito intensa a qualidade de vida dos seus portadores.

Urticária é alergia?
Depende. Apenas as urticárias agudas podem ser alérgicas. As substâncias mais comuns de causar alergia são alimentos (crustáceos, castanhas e amendoim), medicamentos (antibióticos) e contactantes (látex).

Fazer dieta melhora a urticária?
Na maioria das vezes, não. A menos que haja claramente relação com algum alimento específico, a dieta não ajudará no tratamento. As urticárias crônicas não ocorrem por alergia alimentar, sendo desnecessário fazer qualquer restrição.

Deve-se evitar todos os tipos de corantes, conservantes e adoçantes?
Não. Existem alguns tipos de urticária que podem piorar com um corante específico chamado amarelo tartrazina. Com a avaliação médica é possível determinar se é necessário fazer restrição desse corante. Consulte nossa seção “Lista de alimentos com corante amarelo tartrazina” para entender melhor que corante é esse.

Urticária é causada por estresse?
Não. Alguns tipos de urticária podem ser iniciados ou ter seus sintomas piorados por estresse.

Urticária é contagiosa?
Não. A urticária não é uma doença contagiosa. Não existe nenhum risco de passa-la a alguém que tenha contato.

Urticária pode aparecer em qualquer idade?
A urticária, tanto a aguda quanto a crônica, pode aparecer repentinamente em qualquer idade, de bebês a idosos.
Sabe-se que a urticária crônica é mais comum em mulheres de meia-idade.

Você pode ajudar a fazer essa sessão crescer!

A medida que nossos leitores encaminhem as dúvidas mais frequentes em relação a qualquer assunto relacionado a urticária e angioedema, publicaremos novas perguntas e respostas.
Envie suas perguntas para : contato@urticaria.org.br

8