Como fazer o diagnóstico?

[shortmenu menu=”menu02″ id=”menu02″ enhance=”true” submenu_transparency=”0.8″ arrow=”true” is_responsive=”true” ]

O diagnóstico da urticária baseia-se quase exclusivamente na história que o paciente vai contar ao seu médico. Por isso, é muito importante contar todos os fatos referentes a sua doença e levar fotos, se tiver.

Diagnostics Word Magnifying Glass Finding Solution Problem DataOs exames laboratoriais ajudam muito pouco ou praticamente nada no diagnóstico, pois raramente os diversos tipos de urticária aguda ou crônica são causadas por outras doenças.

Urticária aguda – não é necessário solicitar exames laboratoriais. Normalmente é fácil reconhecer a causa pela história contada pelo doente. Quando existe a suspeita de uma causa alérgica, pode-se fazer testes de alergia direcionados para a suspeita. Deve-se frisar que não é indicado fazer testes alérgicos para qualquer substância indistintamente, pois muitas vezes essas nem fazem parte do cotidiano do paciente. Devem ser solicitados testes baseados numa suposição. Os testes podem ser por puntura na pele (“prick-test”) ou via sanguínea (“RAST”). Seu médico verificará a necessidade de fazer um desses exames.

Urticária crônica induzida (físicas, colinérgica, aquagênica e/ou de contato) – o paciente deve ser submetido a um teste de provocação direcionado ao tipo de urticária em que ocorre a suspeita. Por exemplo: na suspeita de uma urticária crônica induzida ao frio, pode ser feito, pelo seu médico, o teste do cubo de gelo.

Urticária crônica espontânea ­– segundo a recomendação científica atual, devem ser solicitados somente alguns exames de sangue básicos, que podem sugerir algum comprometimento na saúde desse doente relacionado a esse tipo de urticária, como os exames para verificar a função tireoidiana. Nada de muitos exames e/ou exames complexos, a não ser que a história contada pelo paciente sugira algum outro problema. Não se solicita testes de alergia, pois rarissimamente um quadro crônico de urticária é causado por alergia.

0