O que é urticária?

[shortmenu menu=”menu02″ id=”menu02″ enhance=”true” submenu_transparency=”0.8″ arrow=”true” is_responsive=”true” ]
Urticária é uma doença de pele muito comum que acomete cerca de 20% da população mundial em algum momento da vida. Essa doença aparece repentinamente, de forma espontânea ou após algum estímulo, formando vergões avermelhados que coçam e que somem em até 24 horas sem deixar sinais.
Acute allergic reaction after touching stinging nettle leaves

Urtiga

Cerca de 50% das crises de urticária são acompanhadas de grandes inchaços pelo corpo chamados de angioedema, que podem durar até 72 horas.
A doença ocorre por inúmeros fenômenos internos do organismo, muitos ainda não bem compreendidos. O conhecimento científico atual mostra que a maioria das crises de urticária acontece por mecanismos não alérgicos e, em poucos casos, alérgicos. Isto quer dizer que na maioria dos casos, urticária não é alergia!
Na urticária, ocorre liberação de uma substância, a histamina, produzida por uma célula do corpo humano chamada mastócito. A liberação desta substância no organismo humano causa a crise de urticária, pois a histamina age nos vasos sanguíneos e na pele, causando o inchaço e vermelhidão.
A palavra urticária é derivada do nome de uma planta (urtiga) muito comum no Brasil. O nome científico em latim chama-se urtica urens. Quando a pele toca nas folhas dessa planta, ocorre uma vermelhidão e coceira local, pois as folhas têm pelos que liberam uma substância irritante.
7