Dermografismo é uma palavra de origem grega e significa “escrever na pele”. Este tipo de urticária pertence ao grupo das urticárias causadas por estímulos físicos, dentro das urticárias crônicas induzidas – neste caso, o estímulo que causa o dermografismo é a fricção.

Dermografismo é a forma mais comum de urticária crônica induzida. Ocorre muitas vezes sem sintomas de coceira, somente apresentando uma vermelhidão ou vermelhão com inchaço do formato da fricção. Normalmente as lesões do dermografismo apresentam-se em forma de linha, os chamados “vergões”, mas podem ter formatos bizarros conforme for o atrito. Em alguns portadores, a coceira pode ser intensa, levando essa pessoa a ter uma qualidade de vida muito prejudicada.

A intensidade do dermografismo também é variável: alguns portadores têm lesões só de coçar, esbarrar em algum objeto, segurar sacolas ou enxugar-se após o banho, outros precisam de uma fricção mais intensa. As lesões aparecem poucos minutos após a fricção.

O diagnóstico é feito pela história clínica e aparência das lesões. Pode ser utilizada uma tampa de caneta para fazer a fricção na parte interna do antebraço e verificar o aparecimento da lesão linear. O mesmo teste pode ser feito usando um aparelho chamado dermografômetro.

O tratamento é semelhante aos demais tipos de urticária e baseia-se no uso de antialérgicos.

Confira algumas dicas que podem ajudar a minimizar as crises:

  • Tente diminuir o atrito das roupas com a pele, evite roupas sintéticas e muito justas;
  • Não use bucha no banho;
  • Não esfregue a toalha com força para se secar após o banho;
  • Tente não se coçar (sabemos que não é fácil).