Perguntas e Respostas

Vou ter urticária a vida toda?
Provavelmente não.
A urticária aguda é uma doença autolimitada que dura no máximo 6 semanas.
A urticária crônica, como diz o nome, é uma doença crônica, que não tem cura, mas tem controle medicamentoso. Atualmente sabe-se que 50% das urticárias crônicas resolvem-se espontaneamente em 6 meses – isto é, mesmo sem tratamento, 50% das urticárias crônicas desaparecem em 6 meses.
Urticária é grave?
Algumas vezes é uma doença grave, sim.
As formas agudas alérgicas por alimentos (por exemplo: frutos do mar, amendoim e castanhas), medicamentos e látex podem levar a quadros graves de urticária pelo inchaço das vias aéreas superiores (glote, laringe), levando a uma dificuldade respiratória e risco de morte.
Existe ainda a anafilaxia quadro que acomete vários órgãos, que na maioria das vezes cursa com urticária, e é muito grave.
As formas crônicas de urticária raramente apresentam gravidade envolvendo risco de morte, porém impactam de forma muito intensa a qualidade de vida dos seus portadores.
Urticária é alergia?
Depende.
Apenas as urticárias agudas podem ser alérgicas, as urticárias crônica não são alergia. As substâncias mais comuns de causar alergia são alimentos (crustáceos, castanhas e amendoim), medicamentos (antibióticos) e contactantes (látex).
Fazer dieta melhora a urticária?
Na maioria das vezes, não.
A menos que haja claramente relação com algum alimento específico, a dieta não ajudará no tratamento. As urticárias crônicas não ocorrem por alergia alimentar, sendo desnecessário fazer qualquer restrição.
Deve-se evitar todos os tipos de corantes, conservantes e adoçantes?
Não.
Existem alguns tipos de urticária que podem piorar com um corante específico chamado amarelo tartrazina. Com a avaliação médica é possível determinar se é necessário fazer restrição desse corante. Consulte a seção …. para entender melhor que corante é esse.
Urticária é causada por estresse?
Não.
Alguns tipos de urticária podem ser iniciados ou ter seus sintomas piorados por estresse.
Urticária é contagiosa?
Não.
A urticária não é uma doença contagiosa. Não existe nenhum risco de passa-la a alguém que tenha contato.
Urticária pode aparecer em qualquer idade?
Sim.
A urticária, tanto a aguda quanto a crônica, pode aparecer repentinamente em qualquer idade, de bebês a idosos.
Sabe-se que a urticária crônica é mais comum em mulheres de meia-idade.