A resposta é não e a explicação é simples. A urticária é causada principalmente pela liberação de histamina, substância responsável pelos sintomas de vermelhidão, inchaço e coceira.

Sendo assim, qualquer tratamento que não leve à diminuição dessa substância no organismo não irá funcionar.

Quem tem urticária já ouviu pelo menos um conselho sobre tratamentos caseiros ou já fez essa busca na internet procurando um tratamento alternativo. Existem muitas “receitinhas milagrosas” por aí: aplicar nas urticas casca de banana, aveia, argila, gelo… uma infinidade de fórmulas que, além de não funcionarem, podem provocar outras lesões de pele, como queimadura e irritação.

Isso não quer dizer que não há nada além dos medicamentos.

Existem alguns tipos de urticárias que são causadas por fenômenos físicos e outras por ingestão de alimentos e medicamentos. Nesses casos, evitar os desencadeantes pode ser eficaz no tratamento da urticária. Mas pode não ser fácil fazer isso – muitas vezes, evitar o que desencadeia uma crise de urticária é um desafio.

Por exemplo, quem tem urticária solar poderia tentar evitar a exposição ao sol, mas, em um país tropical como o nosso, fica difícil imaginar como seria possível. Além disso, é muito comum o portador de urticária ter mais de um tipo de urticária. Alguém que tenha urticária solar pode também ter urticária colinérgica, que é desencadeada pelo aumento da temperatura corporal em situações como banho quente, atividade física ou exposição solar, por exemplo. Agora imagine o portador dos dois tipos de urticária: seria impossível ter uma vida normal evitando todas essas situações!

Por este motivo, nós acreditamos que a urticária deve ser tratada com medicamentos caso seja necessário. Nós acreditamos que o portador de urticária tem o direito de ter qualidade de vida.