A urticária de pressão tardia é uma forma de urticária crônica induzida diferente das outras desse mesmo grupo: ela aparece horas após um estímulo de pressão. E aí está a grande diferença deste tipo de urticária para as demais induzidas causadas por estímulos físicos como, por exemplo, urticária ao frio, dermografismo, ao calor localizado, entre outras, em que o tempo de aparecimento da urtica é imediato ou ocorre em alguns minutos.

A lesão da urticária de pressão tardia surge, em média, de 4 a 8 horas após o estímulo de pressão intenso e/ou contínuo. Ela pode ocorrer nos pés, pelo ato de ficar em pé por muito tempo ou usar sapatos fechados e apertados; na cintura, ao usar roupas com cós apertado; nas nádegas, pelo estímulo de ficar sentado por muito tempo; ou ainda nas palmas das mãos, pela pressão exercida em determinados trabalhos.

Além do aparecimento tardio da lesão, as urticas deste tipo de urticária são grandes placas elevadas, ligeiramente mais endurecidas que nos outros tipos, que podem doer ou queimar mais do que coçar e que aparecem somente nas áreas submetidas a pressão.

É muito comum esse tipo de urticária estar associado a outros, principalmente à urticária crônica espontânea.

O diagnóstico é feito por meio da história e observação das lesões. Existem testes que podem ser realizados simulando uma pressão e observando a pele horas depois, mas não são fáceis de serem reproduzidos. Na prática, esses testes não são feitos.

O tratamento é o mesmo usado nos outros tipos de urticária, porém algumas vezes o portador de urticária de pressão não tem uma resposta tão boa e rápida aos medicamentos de primeira linha – anti-histamínicos ou antialérgicos –, sendo necessário adicionar outras medicações. Seu médico, dermatologista ou alergista, será o profissional indicado a estabelecer o correto diagnóstico e tratamento.

Lembre-se de que a urticária de pressão tardia, apesar de diminuir muito a qualidade de vida pelas limitações que ela impõe a atividades cotidianas, tem controle. Procure o tratamento.