A urticária é uma doença benigna, que, na grande maioria dos casos, não apresenta risco para a saúde de quem desenvolve as lesões. Por isso, acaba sendo subestimada por médicos, familiares e amigos de quem convive com ela.

A urticária, porém, vai muito além da aparência das manchas ou de uma simples coceira. Há uma grande queda na qualidade de vida dos pacientes.

Cada tipo de urticária, com suas particularidades, irá gerar incômodos diferentes, entre eles:

  • Dificuldade para dormir, pela coceira intensa nos doentes com urticária espontânea;
  • Piora das crises com banho quente, atividades físicas e stress na urticária colinérgica;
  • Tentativas de evitar piscina gelada ou viagem para locais com neve na urticária ao frio;
  • Coceira ao trocar de roupa nos pacientes com dermografismo;
  • Alteração na escolha da roupa a ser usada, que precisa ser mais fresca no paciente com urticária colinérgica ou mais escura no paciente com urticária solar;
  • Impossibilidade de comer docinhos e bolo coloridos em uma festa, nos pacientes com angioedema por corante amarelo-tartrazina.

Atividades corriqueiras do dia a dia e difíceis de serem evitadas podem ser desencadeantes ou fatores de piora para as crises de urticária. Isso leva a um isolamento social por vergonha ou medo de que as crises apareçam, gerando faltas no trabalho e/ou escola, afastamento dos amigos e da família e impedimento da prática de atividades físicas.

Com esse alerta, é muito importante que todos possam olhar com mais atenção para esta doença; que o doente não deixe de procurar seu médico e o tratamento correto; que os familiares e amigos apoiem o portador positivamente e entendam que nem sempre é fácil lidar com tais lesões; e que o médico acolha este paciente e ofereça, com carinho, paciência e capacidade técnica, o melhor tratamento disponível.
Para saber mais sobre como a urticária afeta a qualidade de vida das pessoas, assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/guiagrupodeurticaria/posts/743750982436138