O tema Urticária esteve presente em muitas sessões do Congresso Brasileiro de Dermatologia, que ocorreu em São Paulo de 4 a 7 de setembro de 2015.

Chamou a atenção o grande número de médicos especialistas interessados nesse tema. O Simpósio “Urticária e Angioedema”, no qual vários subtemas foram abordados, contou com mais de 300 ouvintes. No final, houve um caloroso debate com muitos experts e dermatologistas.

Várias novidades sobre urticária e angioedema merecem ser mencionadas. Dos temas abordados, foi destaque a demonstração da necessidade de se tratar os pacientes com doses aumentadas de anti-histamínicos, conforme proposto atualmente em todas as guidelines publicadas por diferentes países. Também foram mencionados os novos tratamentos disponíveis no Brasil para os diversos subtipos de angioedema sem urticária.
Com relação ao diagnóstico de urticária e angioedema, reiteradas vezes foi falada a necessidade de conhecer com detalhes a história clínica da doença do paciente, já que os exames laboratoriais pouco ajudam. Ainda com referência ao diagnóstico, mostrou-se que muitas doenças recém-descobertas cursam com urticária e que é importante o médico conhecê-las, apesar de serem raras. Foi abordada ainda a aprovação recente, nos Estados Unidos e Europa, de um novo medicamento para o tratamento da urticária crônica espontânea que não responde a anti-histamínicos – apesar de ter custo alto, essa droga, que ainda aguarda aprovação no Brasil, parece ser segura.

O GUIA esteve presente em grande parte dessas sessões com a participação da Dra. Patricia Karla e da Dra. Letícia, tanto como ouvintes quanto como palestrantes. Outros grandes nomes da dermatologia brasileira, experts no tema, palestraram nas diversas sessões.

Em uma parceria com a Novartis, o GUIA distribuiu aos dermatologistas um folder sobre o Dia Mundial da Urticária 2015 destacando também a Missão da ONG.

O Congresso foi bastante proveitoso a todos os médicos dermatologistas que assistiram às aulas e puderam reciclar-se no tema urticária, passando a conhecer todas as novidades trazidas em termos de diagnóstico e tratamento.