A urticária solar é uma forma rara de urticária crônica induzida . Faz parte das chamadas urticárias físicas. Os portadores de urticária solar têm vermelhidão, pinicação, coceira e formação de urticas após a exposição a UVA, UVB e/ou luz visível (luz solar ou luz artificial, de lâmpadas).

Não se sabe exatamente por que este tipo de urticária ocorre. Provavelmente a luz ativa um alergeno, chamado fotoalergeno, que causa uma reação na pele de indivíduos predispostos.

O indivíduo portador de urticária solar tem os sintomas nas áreas expostas à luz. A crise inicia-se em até 30 minutos da exposição à luz solar ou luz artificial. Qualquer área do corpo pode ser afetada, inclusive as áreas cobertas por roupas de tecido muito fino, que a luz seja capaz de atravessar. A crise dura enquanto a pele estiver exposta à luz que causa a urticária e desaparece quando cessa a exposição, em questão minutos ou em até algumas horas. As lesões somem totalmente sem deixar cicatrizes ou marcas. Muito raramente, pacientes têm quadros mais graves que podem levar a dor de cabeça, náuseas, vômitos, taquicardia e até desmaios.

Não existe necessidade de realizar exames laboratoriais, exceto se houver uma dúvida quanto ao diagnóstico, já que existem outras doenças que causam lesão na pele pela exposição à luz.

Para confirmar o diagnóstico da urticária solar, pode ser realizado um teste de provocação com a luz, chamado fototeste. Nesse teste, existe a formação de vermelhidão e inchaço (urtica) na área exposta à luz. Esse teste não é fácil de ser feito e muitas vezes dá um resultado falso-negativo.

A urticária solar é uma doença benigna que não afeta a saúde geral dos portadores, apesar de ser crônica e atrapalhar negativamente a qualidade de vida. Os pacientes procuram evitar o sol e isso, em muitos casos, muda o estilo de vida da pessoa que tem urticária solar. O tratamento é importante para minimizar essa alteração na vida das pessoas.

O tratamento da urticária solar depende da combinação entre medidas que minimizem a exposição solar e o uso de medicamentos. A maneira mais fácil de minimizar a exposição solar é o uso de filtros solares de amplo espectro, que façam uma ampla proteção da UVA, UVB e luz visível. Existem muitos filtros no mercado que fazem esse tipo de proteção. Uma forma de aumentar essa proteção, principalmente nas atividades de lazer no sol, é o uso de roupas com proteção UV, como camisetas de manga longa e chapéus, vendidas em lojas especializadas. A medicação de escolha para o tratamento da urticária solar é o uso de anti-histamínicos ou antialérgicos, na dose indicada pelo profissional médico. Nos casos em que os pacientes não respondem totalmente ao tratamento, outra opção é o uso da fototerapia. Raramente usam-se imunossupressores.

O importante é conhecer sobre esta doença que, apesar de rara, incomoda muito, principalmente no Brasil, em que a incidência de luz solar é alta.