ANGIOEDEMA SEM URTICAS – DIAGNÓSTICO

No diagnóstico do angioedema sem urticas é muito importante a história do paciente. Verificar quais a partes afetadas do corpo, a duração dos inchaços, a presença de história semelhante na família, os medicamentos que usa e a presença de outras doenças.

É fundamental a avaliação laboratorial do inibidor de C1 (C1-INH), tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. No angioedema hereditário e adquirido, ele estará, provavelmente, alterado. Uma forma mais simples, barata e indireta, já que está exame não está disponível em todas as cidades, é dosar o C4 (fração C4 do complemento), que estará alterado quando existe um problema com o inibidor de C1 (C1-INH). Havendo alteração de C4, a dosagem do inibidor de C1 poderá ser realizada num centro especializado.

Esses exames têm uma infinidade de variáveis de resultados possíveis. Seu médico saberá interpretá-los e irá verificar se é necessário repetir e/ou solicitar outros exames complementares, ou ainda repetir os exames nas crises.

No angioedema por inibidor da ECA, esses exames estarão normais e existirá a história da ingestão da medicação que causa essa doença.

Bibliografia:
Allergy 2014 May;69(5):602-16
Int J Emerg Med. 2012 Nov 6;5(1):39
J Am Acad Dermatol. 2011 Oct;65(4):843-50
Clin Rev Allergy Immunol. 2016 Oct;51(2):183-92