O QUE DEVO EVITAR?

É muito difícil dizer o que deve ser evitado por um paciente de urticária, pois existem muitos tipos de urticária e cada pessoa tem uma doença com características próprias que não são comuns a todos.

Existe mundialmente um consenso de substâncias ou situações que podem piorar um quadro de urticária, aumentando a coceira e/ou a vermelhidão. Ou, ainda, substâncias que podem causar quadros mais graves.

O aumento da temperatura corporal pode piorar os sintomas da urticária. Uma dica é evitar as situações que levem a isso, como estresse, calor e bebidas alcoólicas.

Existem ainda substâncias que podem causar um quadro mais grave:

  • Corante amarelo tartrazina (FD&C yellow 5) – é um corante artificial amarelo encontrado na fabricação de alimentos industrializados e em alguns medicamentos. Usado para fazer a cor amarela, laranja, verde e vermelha. Pode raramente causar ou piorar um quadro de urticária em pessoas suscetíveis, dependendo da quantidade ingerida. Isso é muito controverso entre os estudiosos.
  • Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais– podem agravar ou causar quadros graves de urticária e/ou angioedema em pessoas suscetíveis geneticamente.  Alguns exemplos desses medicamentos: ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, fenilbutazona, indometacina, diclofenaco, naproxeno, cetoprofeno, piroxicam, nimesulida, entre outros.Se você é portador de urticária e não sabe se tem desencadeamento das crises com essas medicações, só  as utilize sob prescrição médica e  depois de avisa-lo que é portador da doença.

Bibliografia:
J Allergy Clin Immunol Pract. 2014 Mar-Apr;2(2):168-71
J Allergy Clin Immunol. 2015 Aug;136(2):245-5