Você já percebeu que algumas pessoas ficam muito vermelhas ao praticar atividade física? E sabia que muitas, além da vermelhidão, sentem também pinicação e coceira? Esta é a chamada urticária colinérgica, causada pelo aumento da temperatura do corpo.

A urticária colinérgica é um tipo de urticária crônica induzida que ocorre, em algumas pessoas, pelo aumento de temperatura corporal em situações cotidianas como na atividade física, no banho quente, estresse e até mesmo no consumo de bebidas e alimentos quentes ou apimentados.

É mais frequente em adultos jovens, porém pode aparecer em qualquer faixa etária e tende a ficar mais leve com a idade, podendo até mesmo desaparecer.
Os pacientes com urticária colinérgica apresentam inchaços e manchas avermelhadas – as chamadas urticas – de tamanhos pequenos, pontuadas, principalmente na parte superior do corpo (braços e tronco). Elas aparecem poucos minutos após o estímulo que aumenta a temperatura do corpo e desaparecem sem deixar marcas em poucos minutos ou até 1 hora.

O diagnóstico é feito sem necessidade de exames laboratoriais, por meio da história e lesões na pele. Em alguns casos, é necessária a realização de testes para comprovar este tipo de urticária – por exemplo, o paciente realiza exercício físico moderado, por pelo menos 15 minutos, até que comece a suar. O teste será positivo se o paciente apresentar lesões de urticária.

A urticária colinérgica não é uma doença grave, mas o paciente tem a qualidade de vida muito comprometida, pois acaba evitando atividades comuns no seu dia a dia, como atividades de lazer, de trabalho braçal ou até mesmo o banho, pelo intenso desconforto causado pelas crises que já vivenciou. Por isso, é importante fazer um tratamento corretamente, que torna possível o retorno à sua rotina diária e às atividades.

O tratamento deve ser realizado com profissional especializado (médico Dermatologista ou Alergista), preferencialmente com anti-histamínicos, os chamados antialérgicos. A dosagem ou necessidade de se associar a outros medicamentos diferentes será determinada pelo médico.

Esta é uma doença que, apesar de benigna, deve ser tratada, já que afeta muito o bem-estar do paciente.