Imagine que desagradável ter coceira e/ou urticária todas as vezes que toma banho, esteja a água fria ou quente. Ou ainda quando toma chuva ou entra em uma piscina.

Parece incrível, mas algumas pessoas têm crises de urticária ou coceira (prurido) todas as vezes que entram em contato com água, em qualquer temperatura. Esse tipo de urticária é chamada urticária aquagênica (quando existe a formação de urticas com coceira) ou prurido aquagênico (se o sintoma for só a coceira). Os sintomas aparecem logo após o indivíduo mexer ou estar em contato com a água – em até 15 minutos, em média – e duram no máximo 1 hora.

Não se sabe por que esse tipo de urticária ocorre, apesar de várias teorias diferentes terem sido propostas. O importante é ir ao médico para que o diagnóstico seja confirmado por meio de testes específicos com água e para que o tratamento para o controle das crises seja estabelecido. E isso é possível com o conhecimento que se tem hoje!

Esse tipo de urticária atrapalha muito a qualidade de vida de quem a tem. As pessoas deixam de fazer atividades recreacionais e esportivas que envolvem água e perdem o prazer de tomar banho. Os portadores de urticária aquagênica normalmente organizam sua vida para poder ter coceira e/ou urticária sempre que tomam banho, não assumindo compromissos sociais ou de trabalho assim que saem do banho.
A urticária aquagênica e o prurido aquagênico são raros, apesar de existirem vários portadores da doença no Brasil e no restante do mundo.

Você tem urticária aquagênica? Compartilhe sua história com o GUIA!