As crianças também podem ter urticária e, assim como nos adultos, ela pode ser acompanhada ou não de angioedema (grande inchaço).

As urticárias agudas (quando as crises duram até seis semanas) são as mais frequentes nas crianças e, na maioria dos casos, estão relacionadas a infecções. As infecções mais relacionadas com crises de urticária na infância são as virais, seguidas das bacterianas.

Depois das infecções, o uso de medicamentos é a segunda maior causa de urticária aguda na infância. Os medicamentos mais relacionados às crises de urticária são os antibióticos e os anti-inflamatórios. Como essas medicações são muito usadas para o tratamento das infecções, às vezes fica muito difícil distinguir quem foi o verdadeiro responsável pela urticária.

Os alimentos estão em terceiro lugar na lista de causas da urticária aguda na infância e os que mais se relacionam com as crises são: ovo, leite, soja, amendoim, trigo, peixe, frutos do mar e castanhas.

Apesar de raro, as crianças também podem desenvolver urticária crônica (crises duram mais de seis semanas) e a maioria das urticárias crônicas são induzidas, ou seja, são desencadeadas por algum fenômeno físico.

As crianças podem desenvolver todos os tipos de urticária crônica induzida , mas os tipos mais comuns são dermografismo e urticária colinérgica. Também é muito comum crianças apresentarem mais de um tipo de urticária ao mesmo tempo e o angioedema pode estar presente em até 67% dos casos.

O diagnóstico é feito por meio da história detalhada e exame físico – exames só serão solicitados caso seja necessário. Para tentar descobrir se a urticária tem relação ou não com o que a criança está ingerindo, é muito útil fazer um diário das crises, no qual é anotado tudo o que a criança ingeriu 24 horas antes de uma crise.

O tratamento da urticária aguda deve ser feito com anti-histamínicos a princípio. A maioria dos casos responde muito bem a este tratamento. No entanto, se houver sinais de anafilaxia, tratamento específico deve ser instituído.

Em caso de falha no tratamento com anti-histamínicos, outros medicamentos podem ser considerados no tratamento da urticária em crianças como ciclosporina, prednisolona (por curto período devido aos seus efeitos colaterais) e omalizumabe, que só está liberado para o tratamento de crianças com urticária crônica espontânea acima de 12 anos.